Dança do Ventre no Centro Cultural do Grajaú

Dança do Ventre no Centro Cultural do Grajaú

gratuíto

Local: R. Prof. Oscár Barreto Filho, 252 - Parque America

O Centro Cultural Palhaço Carequinha possui diversos cursos e, entre eles, as aulas de Dança do Ventre ministrada pela professora Raquel Camargo, que conversou com o Voa Grajaú sobre o curso e como está sendo a adaptação na quarentena com as aulas virtuais.

A dança do ventre é conhecida no mundo todo pelo charme e sensualidade nos movimentos. Ganhou popularidade no Brasil após a exibição da novela O Clone da Rede Globo e até hoje há muita procura pelas aulas.

Raquel Camargo, moradora do Grajaú e professora há mais de 15 anos, acredita que a dança muda a energia das pessoas. As aulas da Raquel estão repletas de mulheres que buscam na dança um hobbie ou lazer, e uma forma de aumentar a autoestima e empoderamento.

Raquel é envolvida com diversos projetos culturais e, além do curso no Centro Cultural Palhaço Carequinha, ela também dá aula na Casa de Cultura M'Boi Mirim. A semana é bem movimentada com aulas de segunda a sábado. Apesar da correria, ela vê em seus alunos uma grande família, "são turmas grandes e acaba criando um vínculo de cuidado uns com o outros. Um vínculo familiar. Tento sempre manter isso. São grupos unidos que me orgulho muito", relata Raquel. As aulas no Grajaú são realizadas de terça e quinta-feira, a partir das 18h.

Não existe classificação etária para as aulas de Dança do Ventre no Centro Cultural. As turmas são mescladas com todas as idades, “Chamo todas de meninas, mas dou aulas para 7 anos a 70 +. Eu não separo meu grupo por idade porque quero trabalhar o respeito uma com a outra. Trabalho com todas com idades", disse a professora.

AUTO ESTIMA

Com a dança do ventre, muitos alunos encontram conforto e liberdade. Alguns são indicados por prescrição médica para trabalhar a coordenação motora pós cirurgias mas, além das condições físicas, Raquel trabalha também as questões emocionais e pessoais de cada aluno, "Trabalho muito a coordenação motora porque ajuda o físico e o cérebro, mas também lido com a questão da timidez".

Muitas mulheres com problemas familiares encontram na dança uma forma de bem estar e consolo. Raquel acredita muito no lema "quem canta os males espanta" e, segundo a professora, "A dança expressa o que você sente. Muitas vezes quando não estamos bem, com a dança a energia muda".

TRANSFORMAÇÃO PARA O MUNDO DIGITAL

No período de quarentena, todos tivemos que nos reinventar e aceitar o mundo digital como principal ferramenta, tanto no trabalho como nas atividades de lazer. Nas aulas da Raquel não foi diferente, a princípio a escolha foi fazer lives no Facebook e essa se mostrou uma boa alternativa, tanto para a professora quanto para as alunas.

O que ninguém sabe é que, além das dificuldades das alunas, também existe a da professora, em ter que se adaptar em uma nova modalidade de ensino pelo ambiente digital,”Eu me vi completamente perdida, porque sou cabeçona com tecnologia. Foi muito complicado no início. Nem tinha um formato. Nós como oficineiros não estamos acostumados a trabalhar online”, relatou Raquel.

Além da difícil adaptação, Raquel teve que encarar a realidade de muitos alunas do bairro que não possuem internet de qualidade para assistirem as aulas, "Com isso da pandemia, fiquei preocupada porque nem todo mundo consegue acompanhar as lives por causa da situação econômica”. Hoje as aulas são feitas no aplicativo Google Meet, mas todas estão ansiosas pela retomada das aulas presenciais.

COMO SE INSCREVER?

Hoje as aulas estão abertas para todo público no grupo do aplicativo Google Meet. A Raquel divulga o link das aulas na sua página do Facebook Raquel Camargo Maharannys para todos que se interessam e, também, no grupo Cultura da Sul.

Atualmente, não há previsão de retomada para as aulas presenciais mas, para se inscrever, é só ir até o Centro Cultural Palhaço Carequinha e perguntar pelas aulas de Dança do Ventre na recepção. Você receberá mais informações e a professora Raquel que irá encaixar na melhor turma disponível.

As aulas são terças e quintas das 18h às 21h – 2 horas para zumba e 2 horas para dança do ventre (bastante tempo para aproveitar!).

E o melhor de tudo: Tudo 100% gratuito e no nosso bairro!

Para mais informações acesse as redes sociais do Centro Cultural: Facebook

Endereço: Rua Professor Oscar Barreto Filho nº 50 - Parque América - Grajaú - São Paulo - SP

Não deixe de nos seguir no Instagram Voa Grajaú. Postamos muitas novidades por lá!

Publicado por:

Beatriz Silva Bacelar

Beatriz Silva Bacelar

Jornalista